Bruxismo é o movimento de apertar os dentes. Atualmente, de acordo com o período em que acontece, se divide em bruxismo em vigília (acordado) e bruxismo do sono. Esta divisão é importante, pois a fisiopatologia e o tratamento para estes tipos de bruxismo são diferentes.
Tratamento
O tratamento do Bruxismo prevê reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.
Causa do Bruxismo
As causas do bruxismo do sono são multifatoriais e ainda pouco conhecidas. A má oclusão dentária e tensão emocional podem estar relacionadas a este distúrbio. É por este motivo que o tratamento é específico para cada paciente.
Bruxismo noturno
O bruxismo do sono (BS) é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono. Neste tipo de bruxismo, é mais comum o ranger de dentes, o que não ocorre durante toda a noite, mas vem em crises, principalmente nas fases de sono mais leves.
Bruxismo diurno
No bruxismo diurno, a pessoa permanece por longos períodos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse, nervoso. Por manter a musculatura em uma mesma posição por muito tempo, este tipo de bruxismo parece estar mais relacionado às dores musculares na face e cabeça.
Placa de Bruxismo
O uso de placas visa a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário ou fraturas durante o sono. As placas podem ser feitas de silicone ou de acrílico. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função.
Bruxismo tem cura?
Bruxismo não tem cura, pois não existe um único tratamento eficaz eficiente para curá-lo. O que são feitas são alternativas para aliviar significativamente o desconforto do paciente. Às vezes, a Ansiedade, irritabilidade, estresse e até mesmo Depressão estão ligados ao Bruxismo.
Sintomas do Bruxismo
Os sintomas de Bruxismo costumam contemplar a região da boca e ouvidos.
- Ouvir zumbidos
- Ranger ou apertar os dentes
- Esmalte dental desgastado
- Aumento da sensibilidade dentária
- Dor na mandíbula
- Estalos pertos do ouvido ao abrir a boca ou bocejar
Consequências do Bruxismo
O bruxismo não costuma causar complicações graves, mas o problema pode ter algumas consequências como Disfunção da ATM.
A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular (ATM), ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.
A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (ranger os dentes), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.
Confira alguns dos sintomas mais comuns:
- dor facial
- dor mandibular
- dor no pescoço, ombro e/ou costas
- dor nas articulações ou face, ao abrir ou fechar a boca
enxaquecas (tipo tensão) - inchaço ao lado da boca e/ou da face
- mordida que sente incômoda, “fora de lugar”
- abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca confortavelmente
- desvio da mandíbula para um lado
- travamento ao abrir ou fechar a boca
- ruídos articulares e dor de ouvido
surdez momentânea - vertigem ou zumbido
- ouvido tampado
- perturbações visuais
Se você se identificou com algum dos sintomas acima, marque uma avaliação na Reabilitação Oral e Ortodontia, sua clínica odontológica em Porto Alegre, pois existem diversos tratamentos para os problemas da ATM, conforme o caso de cada paciente.
Bruxismo na infância
Bruxismo na infância também existe e são desenvolvidos por conta de algum nível de estresse ou problema que o paciente esteja enfrentando. A recomendação é que os pais consultem um dentista para criança para acompanhamento. Dessa forma, é possível fazer um diagnostico precoce e correto, diminuindo ou até evitando problemas futuros. Vale lembrar que o tratamento do bruxismo é simples.