É no primeiro ano de vida de uma criança que se estabelecem os hábitos de higiene bucal, pois a amamentação, alimentação e muitas vezes a  sucção de chupetas e dedo em desequilíbrio, poderão levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e mal oclusões.

É também entre o primeiro e o segundo ano de vida que se tem uma grande incidência de quedas envolvendo a região bucal, quando a criança começa a dar os primeiros passos. E estes acidentes merecem cuidado, frente as variadas sequelas que se poderá ter nos próprios dentes de leite e nos permanentes (que já se encontram em formação).

É aqui que o dentista infantil faz toda a diferença.

Por que levar as crianças no dentista?

A saúde dos dentes de leite dependerá da boa formação dos dentes permanentes, da saúde geral da criança (participam da mastigação e deglutição) e do seu o convívio social (influenciam na fala correta e determinam o “sorriso”).

Quando deve ser a primeira consulta da criança ao dentista?

Quanto antes a criança fizer a primeira consulta ao dentista, mais facilmente irá incorporar hábitos de higiene em seu dia a dia, prevenindo a instalação de doenças bucais. O acompanhamento de um dentista de confiança é importante para que os dentes nasçam de forma saudável, já que o diagnóstico precoce de qualquer anomalia poderá favorecer o tratamento.

Atenção, pais!

Antes da primeira consulta ao dentista, avise a criança que ela irá conhecer um amigo que ajudará a cuidar de seus dentes. Deixe o resto por conta dos profissionais da Reabilitação Oral e Ortodontia, que certamente saberão lidar com a curiosidade e os medos de dentista do seu filho.

Como funciona a primeira consulta da criança na Reabilitação Oral e Ortodontia?

A primeira consulta é dividida em diferentes momentos, que variam de acordo com a necessidade e a idade da criança.

  1. É realizado uma conversa detalhada com os responsáveis a fim de conhecer a saúde geral da criança e o risco que ela tem em desenvolver problemas bucais. Também neste momento é feita a apresentação do meio odontológico da forma mais acolhedora possível, visando estimular a curiosidade da criança.
  2. Após, é realizado o exame clínico identificando o desenvolvimento da face e da dentição e procura-se qualquer anormalidade em dentes e gengivas e nas funções orais, como sucção, respiração, deglutição, mastigação, fala, etc.
  3. Realização dos procedimentos clínicos necessários.

Vai doer?

Numa consulta de rotina, nenhum procedimento “dói”, e os pais devem estar conscientes disto para saber como se posicionar frente aos eventuais “chorinhos”, típicos nas crianças de pouca idade. 

Através de variados recursos como livros, bonecos, vídeos, manuais, enfim, tudo o que despertar a atenção da criança, aproveita-se este momento também para ensinar ao pequeno paciente noções sobre os cuidados com sua boquinha.

Com o amadurecimento da criança e a repetição destes passos, ela se acostuma e acaba se formando um vínculo afetivo e de confiança, que diferencia esta geração das anteriores, por terem o dentista como um amigo!

Dentes de Leite têm raízes? Bebês tem cáries? 

Têm. Os dentes de leite são como os dentes permanentes, isto é, tem raízes e elas servem como caminho, orientando o dente permanente irromper no local correto. Desta forma, devemos cuidar sim dos dentes de leite!!

Sim, bebês podem ter cáries, gengivite, e problemas de mordida. Mas tudo isto pode ser prevenido e evitado com uma primeira consulta ao dentista infantil.

O que é o tratamento Ortodôntico Infantil?

Recomenda-se que aos 5 anos de idade a criança realize sua primeira consulta ao Ortodontista. Se no exame precoce o ortodontista detectar algum problema na criança que exija intervenção, será indicado um tratamento interceptativo. Este tratamento poderá alcançar resultados que não seriam possíveis após o término do crescimento da face. Além disso, uma intervenção precoce poderá diminuir a severidade de um problema; se for necessário uma segunda fase de tratamento, esta poderá ser facilitada.

Quem vai cuidar dos dentes do seu filho na Reabilitação Oral e Ortodontia?

Aqui, nós temos uma filosofia de tratamento na qual a prevenção e a educação desempenham papel de importância fundamental
 e a equipe da Reabilitação Oral e Ortodontia está preparada para cuidar da saúde bucal do seu filho!