A restauração dentária é utilizada para recuperar dentes com cáries, dentes quebrados ou com trauma e pode ser realizada de forma Direta ou Indireta Inlay/Onlay, de acordo com a necessidade do paciente.
Restauração dentária Direta
É feita quando há a necessidade de substituir uma restauração antiga de amálgama, por uma restauração estética, geralmente de resina composta, para pequenas e médias cavidades.
Restauração dentária Indireta
A técnica mais indicada é a restauração dentária indireta, através da restauração Inlay/Onlay Cerâmica quando a área a ser restaurada é mais extensa. Neste caso, são realizados preparo do dente, moldagem, preparo da peça, e cimentação, restabelecendo cor, função, contato, ou eventualmente proteção de cúspides quando os dentes estão muito fragilizados.
Qual a diferença entre Inlay e Onlay?
Um inlay é colocado entre as cúspides do dente, e um onlay cobre uma ou mais pontas de cúspides, inclusive parte da superfície de mastigação. Uma restauração do dente indireta requer mais de uma consulta, dado que o inlay ou onlay deve ser fabricado em um laboratório.
Quanto tempo dura uma restauração de dente?
A durabilidade da restauração depende de uma série de fatores que podem estar relacionados a técnica e ao tipo de material da restauração, mas, principalmente aos hábitos de vida, cuidados e higiene do paciente. Uma boa higiene bucal, profilaxias periódicas e manutenção das restaurações, podem aumentar a longevidade do seu tratamento para até 10 anos.
Fazer restauração de dente dói?
Após a restauração de dente, é comum o paciente sentir um pouco de dor ou sensibilidade durante a primeira e a segunda semana no dente vizinho ao dente obturado. Esta dor é resultado dos nervos do dente obturado, que envia sinais aos outros dentes.