Para que você possa ter um belo sorriso, com dentes brancos e brilhantes, o Clareamento Dental é uma das técnicas mais pedidas nos consultórios, entre os tratamentos estéticos para os dentes.
O Clareamento Caseiro Supervisionado é realizado com moldeiras personalizadas. Ao longo do tratamento o paciente retorna ao consultório para controlar o grau do clareamento e avaliar se a cor desejada foi alcançada. Durante o tratamento o paciente pode apresentar sensibilidade, o que pode ser minimizado com o uso de flúor.
Quanto tempo demora o Clareamento dental Caseiro?
É mais demorado que o tratamento realizado no consultório. Pode levar de 2 a 3 semanas
Como fazer Clareamento Dental Caseiro?
Consiste, basicamente, na auto-aplicação por parte do paciente de um gel a base de peróxido de carbamida, através de uma moldeira plástica (placa), sempre sob a orientação e acompanhamento de um dentista.
Para melhor controlar a evolução do tratamento, primeiro clareamos os dentes superiores do paciente. Os dentes inferiores não serão clareados por enquanto e servirão como referência da cor original.
Procedimento:
Anota-se, através de escalas de cor, a tonalidade original dos dentes. Fotografias são tiradas antes do tratamento.
É feita uma moldagem total das arcadas e obtêm-se os modelos de gesso das mesmas. Esses modelos são uma cópia fiel dos dentes do paciente.
Sobre o gesso, confeccionamos as moldeiras de acetato com o auxílio de um plastificador térmico a vácuo. Elas são provadas e ajustadas na boca.
Estando a placa pronta e devidamente ajustada, o paciente deverá receber instruções de como carregá-la e usá-la. Seguem as recomendações:
Recomendações:
– Na hora de dormir escove adequadamente os dentes e use o fio dental;
– Coloque uma gota do gel clareador dentro de cada espaço da placa equivalente a cada dente;
– Encaixe a placa sobre os dentes e remova todo o excesso de gel que extravasar;
– Use a placa carregada durante o sono (2h), todas as noites, podendo ser utilizada de dia;
– Retire a placa, limpe-a e execute normalmente a higiene bucal;
– Repita os passos acima no dia seguinte. Isso deve ocorrer por no mínimo 2 semanas;
Efeito do clareamento nos dentes
O efeito colateral mais frequente é uma sensibilidade branda dos dentes às mudanças de temperatura. Isso ocorre mais na primeira hora após a remoção da moldeira. É passageira e dura enquanto o tratamento estiver sendo executado. Ela é atribuída ao fato de os clareadores “transitarem” com facilidade através do esmalte dental.
Recomenda-se apenas a utilização de bochechos diários de flúor à 2% iniciando uma semana antes do clareamento, permanecendo uma semana depois.
Devo optar pelo Clareamento a laser ou caseiro?
A principal diferença entre os procedimentos está na duração dos resultados. O tratamento com laser clareia os dentes mais rapidamente, porém o resultado é menos duradouro. Já o clareamento caseiro dura mais. O melhor é combinar os dois procedimentos, para ter melhor eficácia.
O que deixam os dentes escuros?
Com o passar da idade ocorre um escurecimento natural dos dentes, o que pode ser acelerado pelo consumo de café, vinho tinto, chimarrão, refrigerante,chá preto, cigarro, entre outros.
Qual o preço do Clareamento Dental?
A melhor forma de saber o preço é marcando uma consulta na Reabilitação Oral e Ortodontia. Desta forma, você poderá entender qual o melhor tratamento para o seu caso e para o seu bolso.