Próteses Fixas sobre Dente

A Prótese Dentária Fixa é ideal não só pelo conforto, como pela estética para pacientes que tem poucos dentes na boca, seja por motivos de má-formação ou não. Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, a prótese reabilita-o para mastigar, falar e, consequentemente, voltar a sorrir.

Na Reabilitação Oral e Ortodondia, clínica especializada em Prótese Fixa em Porto Alegre, existem dois tipos de Prótese Fixa: a unitária e a parcial. A Prótese Fixa Unitária é a restauração parcial ou total da coroa de um dente. Já a Prótese Fixa Parcial (Ponte Fixa), é a substituição de um ou mais dentes perdidos. Chama-se fixa, pois não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que o profissional a corte com o uso de brocas especiais.

As coroas dentárias são capas que reconstroem a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada. No caso de só restar a raiz do dente natural, a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal do nervo existente no interior da raiz. Também pode ser construída em duas partes, um poste que entra na raiz e uma coroa (capa) envolvendo o poste.

ponte dentária é uma restauração protética destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados pônticos. Todos estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária.

Prótese Fixa Sobre Dente
Coroas Fixas de Zircônia – Naturalidade e Estética

Qual o material da Prótese Fixa?

As coroas e pontes hoje em dia são de cerâmica apenas e sem metal ou seja METAL FREE, para promover maior estética das próteses. São feitas com uma estrutura interna em zircônia ou Dissilicato de Lítio que lhes dá robustez e recobertas de cerâmica com a tonalidade dos dentes do paciente, além de melhorar a estética.
Prótese Fixa dói?

O procedimento não é dolorido, pois é feito com anestesia local. O tempo para a aplicação da prótese fixa varia de acordo com a quantidade de dentes ou ainda do tipo do procedimento.

Qual a melhor: prótese móvel ou fixa?

A prótese móvel é indicada quando falta mais de um dente e o paciente não tem condições de arcar com o preço de uma prótese fixa, ou então não há a necessidade desse tipo de tratamento.

Ponte fixa sobre dente
Prótese Fixa de 4 Elementos Metalo-Cerâmica – Estética e Precisão

 

Quanto custa a prótese fixa?
prótese fixa possui diferentes preços, mas, de forma geral, é um pouco mais cara e é indicada principalmente quando se falta apenas um dente. O valor final dependerá da clínica escolhida, do material usado na prótese e da quantidade de dentes que serão substituídos. Entre em contato para saber mais sobre o assunto.

Marque já sua Avaliação 

Dentadura

A Dentadura, também conhecida como prótese dentária total removível serve para substituição de todos os dentes. Este tipo de prótese é mantido na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e busca retenção no único dente que resta na boca.

Dentadura porto alegre
dentadura em Porto Alegre

Por vezes, a retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso. Nesta situação, a única solução é recorrer aos implantes.

Desvantagens da prótese total removível

A retenção da prótese total é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nessa situação a única solução é recorrer aos implantes dentários.

Qual o material da prótese total removível?

Normalmente são de acrílico auto-polimerizável.

Qual o preço da prótese removível?

As próteses dentárias totais removíveis em acrílico são as mais baratas, no entanto são as mais usadas por razões econômicas.

E quanto dura uma prótese total?

A dentadura têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais empregues, que desgastam com o tempo de utilização.

Implante Dentário

Se você necessita repor um, alguns ou até mesmo todos os seus dentes, realizar um Implante Dentário pode ser uma ótima opção. As técnicas de colocação de implantes na Reabilitação Oral e Ortodontia, apesar de complexas e sofisticadas, são sempre muito delicadas, realizadas com anestesia local e sem maiores sofrimentos do paciente, envolvendo instrumental sofisticado e conhecimento profissional. Implantes Dentários em Porto Alegre é na Reabilitação Oral e Ortodontia.

Mas, o que é um Implante Dentário?

O implante reproduz a função de uma ou mais raízes dentárias que foram perdidas. Importante! O implante em si é a raiz e é sobre a raiz que será construída uma prótese dentária (uma coroa), com alicerce baseado por um ou mais implantes. Possui a forma de parafusos ou cilindros.
 O Implante Dentário funciona como um sistema de implante envolve duas etapas distintas: A etapa cirúrgica, quando são instalados os parafusos ou cilindros (implantes) e a segunda fase protética, ou seja, a elaboração da prótese sobre o implante ou implantes.

Após instalados no organismo, acontece a osseointegração, ou seja, uma conexão rígida entre o tecido ósseo integro vivo e a superfície de um implante. Este processo pode variar no tempo em que se consegue a osseointegração, dependendo de alguns fatores, na mandíbula (maxilar inferior), e na maxila (maxilar superior), 6 semanas. Sim apenas 6 semanas com os Implantes da Straumann.

Os implantes permanecem dentro do osso, protegidos por cargas ou movimentações e serão ativados quando a osseointegração se completar. Neste período, em que é esperada a osseointegração, podemos utilizar uma prótese provisória, que não estará fazendo apoio aos implantes.
Implantes-Dentários-Straumann-SLActive
Melhor Implante do Mundo – Straumann

Passo a passo do Implante Dentário

  1. O implante é colocado através de um cuidadoso preparo de um orifício, imitando o espaço onde o dente se alojava, dentro do qual, o implante é parafusado ou encaixado por pressão, com grande precisão.
  2. Após colocação, o implante permanece durante 6 semanas, recoberto apenas pela gengiva, esperando a completa fase biológica, a osseointegração.
  3. Após a osseointegração, é realizado o procedimento de ativação do(s) implante(s), que é a inter-relação de uma peça de titânio, ou seja, um cicatrizador que poderá ter ou não a função de suporte para a prótese dentária. A cirurgia envolvida, muitas vezes, é uma pequena incisão na gengiva e, dependendo do caso, poderá estar cobrindo o implante.
  4. A partir disso, inicia-se a fase protética, onde é elaborado a prótese sobre o implante.

Qual o material dos Implantes Dentários?

Os implantes dentários são constituídos de titânio e são instalados no osso alveolar remanescente, podendo ser instalados na mesma região onde estava o dente ou os dentes perdidos. O titânio oferece altíssima resistência e um altíssimo grau de biocompatibilidade.

Os parafusos ou cilindros provocam rejeição?

Os parafusos ou cilindros são elaborados com materiais que não produzem rejeição ou reação indesejável, ou seja, são biocompatíveis, podendo permanecer dentro do corpo humano.

Como é o pós-operatório do Implante Dentário?

O pós-operatório é favorável, sem qualquer processo doloroso que não seja debelado por analgésicos ou outros medicamentos.

Preço do Implante Dentário

A melhor forma de saber o preço é marcando uma consulta na Reabilitação Oral e Ortodontia. Após avaliação, você entenderá melhor o procedimento e qual será o seu investimento.

Assista o vídeo e entenda mais sobre os Implantes Dentários:

“Não espere mais 6 meses e sim 6 semanas”

Prótese Sobre Implantes

A Prótese Dentária sobre Implantes é ideal não só pelo conforto, como pela estética para pacientes perderam um ou mais dentes na boca, seja por qualquer causa. Ao ser fixada sobre os implantes do paciente, previamente colocados cirurgicamente, a prótese reabilita-o para mastigar, falar e, consequentemente, voltar a sorrir.

Na Reabilitação Oral e Ortodondia, clínica especializada em Prótese sobre Implante em Porto Alegre, existem três tipos de Prótese Sobre Implante: a unitária, a parcial e as totais (para quem perdeu todos os dentes). A Prótese Unitária sobre Implante é a restauração coroa de apenas um dente perdido.

CURSO ABO NH.001
Prótese Unitária sobre Implante Parafusada

Prótese Parcial sobre Implantes, é a substituição de mais de um dentes perdidos por coroas sobre os implantes. Chama-se fixa, pois não pode ser removida pelo paciente, apenas o profissional poderá remover a prótese para realizar as manutenções (caso ela seja parafusada sobre o implante).

CURSO ABO NH.001
Prótese Fixa Sobre Implante Parafusadas e Cimentadas

As Próteses Totais sobre Implantes podem ser classificadas em dois tipos: as Próteses Fixas (Protocolos) e as Próteses Removíveis (Overdentures).

As Protocolos (Totais Fixas sobre Implantes) são dentaduras fixadas pelos parafusos de implantes, onde o paciente possui uma segurança a mais para realizar suas atividades normais do dia-a-dia, como mastigar e falar, sem ter o medo que a prótese caia da boca.

Protocolo
Prótese Fixa sobre Implantes – Protocolo

Qual o material da Prótese Fixa ou Removível Sobre Implantes?

As próteses fixas podem ser realizadas em acrílico ou em porcelana. Já as removíveis são realizadas em acrílico. Com a a evolução dos materiais odontológicos as próteses reproduzem muito bem esteticamente o natural da dentição perdida pelo paciente.
Prótese sobre Implantes dói?

O procedimento não é dolorido, pois é feito com anestesia local. O tempo para a confecção das próteses sobre implantes varia de acordo com a quantidade de coroas ou ainda do tipo do procedimento.

Qual a melhor: Prótese móvel ou Fixa?

Há necessita uma avaliação criteriosa clínica para saber se o paciente é candidato a uma prótese fixa ou móvel. Depende de muitos fatores para tomar a decisão correta do que seria melhor para o paciente.

Overdenture
Prótese Removível sobre Implantes – Overdenture sobre Bola Attachment
Quanto custa a prótese fixa?
A prótese fixa sobre implantes possui diferentes preços, mas, de forma geral, é um  mais cara que a removível. O valor final dependerá da clínica escolhida, do material usado na prótese. Entre em contato para saber mais sobre o assunto.

Agenda já sua Avaliação

Prótese Móvel – PPR

Se você necessita substituir um ou mais dentes, mas não todos, a Reabilitação oral e Ortodontia, sua clínica odontológica em Porto Alegre oferece a colocação de Prótese Dentária Removível em Porto Alegre.

Os dentes utilizados são pré-fabricados em acrílico. Podem eventualmente ser usados dentes pré-fabricados em porcelana a pedido do paciente.

Os dentes de porcelana têm a vantagem de resistirem muito mais ao desgaste, terem um aspecto mais natural e não sofrerem alterações na cor com o tempo. Por outro lado, são muito mais caros e difíceis de reparar quando se partem e levam a uma maior reabsorção do que resta do osso por serem mais duros.

A Prótese Parcial Removível

Normalmente em acrílico contendo uma parte metálica chamada armação metálica. A prótese dentária removível cobre uma porção menor da boca e usa ganchos nos dentes para se manter no lugar e suportar a prótese. Se o grampo  ficar muito visível, pode resultar num problema estético.

PPR
PPR com Grampos Metálicos
Desvantagens da prótese dentária removível

Às vezes fica folgada, mas esse problema é prontamente resolvido num dentista ou laboratório de prótese, através do aperto dos ganchos ou grampos.

Qual o material do metal utilizado?

A liga metálica usada nas removíveis é uma liga não preciosa de cromo-cobalto.

Qual o preço da prótese dentária parcial?

É uma prótese mais cara que a convencional de resina acrílica e precisa sempre de dentes naturais onde agarrar e ganhar apoio.

Bruxismo

Bruxismo é o movimento de apertar os dentes. Atualmente, de acordo com o período em que acontece, se divide em bruxismo em vigília (acordado) e bruxismo do sono. Esta divisão é importante, pois a fisiopatologia e o tratamento para estes tipos de bruxismo são diferentes.

Tratamento

O tratamento do Bruxismo prevê reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo.

Causa do Bruxismo

As causas do bruxismo do sono são multifatoriais e ainda pouco conhecidas. A má oclusão dentária e tensão emocional podem estar relacionadas a este distúrbio. É por este motivo que o tratamento é específico para cada paciente.

Bruxismo noturno

O bruxismo do sono (BS) é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono. Neste tipo de bruxismo, é mais comum o ranger de dentes, o que não ocorre durante toda a noite, mas vem em crises, principalmente nas fases de sono mais leves.

Bruxismo diurno

No bruxismo diurno, a pessoa permanece por longos períodos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse, nervoso. Por manter a musculatura em uma mesma posição por muito tempo, este tipo de bruxismo parece estar mais relacionado às dores musculares na face e cabeça.

Placa de Bruxismo
placa de bruxismo porto alegre
O uso de placas visa a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário ou fraturas durante o sono. As placas podem ser feitas de silicone ou de acrílico. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função.

Bruxismo tem cura?

Bruxismo não tem cura, pois não existe um único tratamento eficaz eficiente para curá-lo. O que são feitas são alternativas para aliviar significativamente o desconforto do paciente. Às vezes, a Ansiedade, irritabilidade, estresse e até mesmo Depressão estão ligados ao Bruxismo.

Sintomas do Bruxismo

Os sintomas de Bruxismo costumam contemplar a região da boca e ouvidos.

  • Ouvir zumbidos
  • Ranger ou apertar os dentes
  • Esmalte dental desgastado
  • Aumento da sensibilidade dentária
  • Dor na mandíbula
  • Estalos pertos do ouvido ao abrir a boca ou bocejar

Consequências do Bruxismo

O bruxismo não costuma causar complicações graves, mas o problema pode ter algumas consequências como Disfunção da ATM.

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular (ATM), ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (ranger os dentes), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

Confira alguns dos sintomas mais comuns:

  • dor facial
  • dor mandibular
  • dor no pescoço, ombro e/ou costas
  • dor nas articulações ou face, ao abrir ou fechar a boca
    enxaquecas (tipo tensão)
  • inchaço ao lado da boca e/ou da face
  • mordida que sente incômoda, “fora de lugar”
  • abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca confortavelmente
  • desvio da mandíbula para um lado
  • travamento ao abrir ou fechar a boca
  • ruídos articulares e dor de ouvido
    surdez momentânea
  • vertigem ou zumbido
  • ouvido tampado
  • perturbações visuais

 

Se você se identificou com algum dos sintomas acima, marque uma avaliação na Reabilitação Oral e Ortodontia, sua clínica odontológica em Porto Alegre, pois existem diversos tratamentos para os problemas da ATM, conforme o caso de cada paciente.


Bruxismo na infância

bruxismo em criançaBruxismo na infância também existe e são desenvolvidos por conta de algum nível de estresse ou problema que o paciente esteja enfrentando. A recomendação é que os pais consultem um dentista para criança para acompanhamento. Dessa forma, é possível fazer um diagnostico precoce e correto, diminuindo ou até evitando problemas futuros. Vale lembrar que o tratamento do bruxismo é simples.

Restaurações

A restauração dentária é utilizada para recuperar dentes com cáries, dentes quebrados ou com trauma e pode ser realizada de forma Direta ou Indireta Inlay/Onlay, de acordo com a necessidade do paciente.

COkStFYUEAAIc_m
Restauração de dente em porto alegre você encontra na clínica de Reabilitação Oral e Ortodontia.

Restauração dentária Direta

É feita quando há a necessidade de substituir uma restauração antiga de amálgama, por uma restauração estética, geralmente de resina composta, para pequenas e médias cavidades.

Restauração dentária Indireta

A técnica mais indicada é a restauração dentária indireta, através da restauração Inlay/Onlay Cerâmica quando a área a ser restaurada é mais extensa. Neste caso, são realizados preparo do dente, moldagem, preparo da peça, e cimentação, restabelecendo cor, função, contato, ou eventualmente proteção de cúspides quando os dentes estão muito fragilizados.

Qual a diferença entre Inlay e Onlay?

Um inlay é colocado entre as cúspides do dente, e um onlay cobre uma ou mais pontas de cúspides, inclusive parte da superfície de mastigação. Uma restauração do dente indireta requer mais de uma consulta, dado que o inlay ou onlay deve ser fabricado em um laboratório.

1
Inlay/Onlay em Porto Alegre é na Reabilitação Oral e Ortodontia

Quanto tempo dura uma restauração de dente?

A durabilidade da restauração depende de uma série de fatores que podem estar relacionados a técnica e ao tipo de material da restauração, mas, principalmente aos hábitos de vida, cuidados e higiene do paciente. Uma boa higiene bucal, profilaxias periódicas e manutenção das restaurações, podem aumentar a longevidade do seu tratamento para até 10 anos.

Fazer restauração de dente dói?

Após a restauração de dente, é comum o paciente sentir um pouco de dor ou sensibilidade durante a primeira e a segunda semana no dente vizinho ao dente obturado. Esta dor é resultado dos nervos do dente obturado, que envia sinais aos outros dentes.

Implante Imediato

Os implantes com carga imediata são um grande passo dentro da área de implantes dentários e, por isso, muito difundidos atualmente. Com esta técnica, é possível colocar próteses após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante.

Como funciona o procedimento? 

  1. O cirurgião dentista pedirá exames que mostrem com segurança a quantidade e a qualidade óssea do paciente, chamada de tomografia.
  2. O paciente que irá receber carga imediata deve apresentar altura óssea que permita ao profissional colocar um implante de bom comprimento e largura óssea para que seja possível um implante de bom diâmetro.
  3. Sensibilidade para perceber a qualidade óssea desse paciente, para que o implante fique fixo com uma força que impeça qualquer movimentação durante a sua integração com o osso.

Como saber se meu implante fixou no osso ou não?

O OSSTELL ISQ

Os consultórios mais modernos, que investem em tecnologia, possuem o aparelho chamado, O OSSTELL ISQ que é um instrumento portátil que utiliza a técnica de Análise da Freqüência de Ressonância para medir a estabilidade de Implantes dentários e realizar monitoramento da osseointegração. Ele é a referência mais precisa para saber se pode ou não realizar a carga imediata nos implantes dentários.

Osstell
Medição Precisa da Estabilidade do implante


Todo mundo pode fazer Implante Carga Imediata?

Infelizmente esse procedimento ainda não pode ser aplicado para todos os pacientes. Muitas vezes, o paciente procura o profissional para colocação de implantes e quando este diz que não é possível a carga imediata, o paciente acha que falta qualificação ao profissional ou que irá procurar outro que faça esta técnica.

Implante dentário imediato funciona?

Em casos bem indicados, os implantes dentários apresentam 98% de sucesso para o tratamento convencional e 95% de sucesso para os tratamentos com carga imediata. Estamos falando de índices fantásticos de sucesso e mesmo quando a técnica escolhida por algum motivo falha, temos condições de refazê-la.

Mas, atenção! Você, paciente, deve procurar um profissional que lhe passe informações sobre o planejamento do caso clínico e sobre o procedimento mais indicado. Também é útil perguntar quais as outras alternativas existentes e os motivos pelos quais elas são piores do que a escolhida.

Por que fazer um Implante com Carga Imediata?

  1. O processo de osseointegração ocorre normalmente;
  2. Não há uma longa espera para a colocação da prótese;
  3. O paciente espera a osseointegração com uma prótese provisória (dentes instalados), e em alguns casos pode ser realizada uma prótese definitiva;
  4. Não há problemas estéticos pela ausência dentária ou utilização de prótese removível (móvel)


Pode não acontecer a cicatrização do implante dentário?

Sim, por conta dos seguintes fatores: sobrecarga de força sobre o implante, infecção ao redor do implante, fixação insatisfatória do implante no momento da instalação, técnica-cirúrgica inadequada, qualidade dos implantes ou higiene do campo cirúrgico. Vale reforçar que a rejeição propriamente dita é quando o sistema imunológico da pessoa identifica um corpo estranho e tenta destruí-lo ou removê-lo do corpo para defender a integridade do indivíduo.

É por isso que só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de titânio ao osso. E este diagnóstico é feito após uma rigorosa avaliação e estudo do caso clínico.

Quando for fazer sua consulta para colocação de implantes dentários, converse com o seu dentista, tire as suas dúvidas, afinal, seja colocando os dentes no mesmo dia dos implantes ou alguns meses após a cirurgia, o importante é ter a saúde bucal restabelecida.

Quanto custa um implante dentário imediato?

Com todos os procedimentos da Odontologia, o valor do implante de dente varia de paciente para paciente. Ainda mais em um tratamento que não é indicado para todas as pessoas.

Para saber o valor, agende uma avaliação na Reabilitação Oral e Ortodontia. Clique aqui.

O que o especialista tem a dizer sobre Implante Dentário Imediato

dentista em porto alegreJá contra indiquei a carga imediata em muitos pacientes, alguns aceitaram meus motivos, outros procuraram uma segunda opinião que foi concordante com a minha e muitos encontraram algum profissional que realizou o trabalho. Dos pacientes que realizaram o sonho da carga imediata em outro local, sem as condições necessárias para recebê-la, muitos retornaram ao meu consultório para refazer o trabalho e alguns poucos não retornaram, ou porque encontraram outro profissional que apesar de também não ter indicado a carga imediata, tenha tido uma maior empatia com o paciente ou porque tiveram a sorte de, mesmo sem as condições ideais, o trabalho ter conseguido um sucesso

Por: Prof. Dr. Rafael de Liz Pocztaruk, cirurgião dentista em Porto Alegre, com larga experiência na área Odontológica, com ênfase em Implante dentário e Prótese Dentária