Os implantes com carga imediata são um grande passo dentro da área de implantes dentários e, por isso, muito difundidos atualmente. Com esta técnica, é possível colocar próteses após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do implante.

Como funciona o procedimento? 

  1. O cirurgião dentista pedirá exames que mostrem com segurança a quantidade e a qualidade óssea do paciente, chamada de tomografia.
  2. O paciente que irá receber carga imediata deve apresentar altura óssea que permita ao profissional colocar um implante de bom comprimento e largura óssea para que seja possível um implante de bom diâmetro.
  3. Sensibilidade para perceber a qualidade óssea desse paciente, para que o implante fique fixo com uma força que impeça qualquer movimentação durante a sua integração com o osso.

Como saber se meu implante fixou no osso ou não?

O OSSTELL ISQ

Os consultórios mais modernos, que investem em tecnologia, possuem o aparelho chamado, O OSSTELL ISQ que é um instrumento portátil que utiliza a técnica de Análise da Freqüência de Ressonância para medir a estabilidade de Implantes dentários e realizar monitoramento da osseointegração. Ele é a referência mais precisa para saber se pode ou não realizar a carga imediata nos implantes dentários.

Osstell
Medição Precisa da Estabilidade do implante


Todo mundo pode fazer Implante Carga Imediata?

Infelizmente esse procedimento ainda não pode ser aplicado para todos os pacientes. Muitas vezes, o paciente procura o profissional para colocação de implantes e quando este diz que não é possível a carga imediata, o paciente acha que falta qualificação ao profissional ou que irá procurar outro que faça esta técnica.

Implante dentário imediato funciona?

Em casos bem indicados, os implantes dentários apresentam 98% de sucesso para o tratamento convencional e 95% de sucesso para os tratamentos com carga imediata. Estamos falando de índices fantásticos de sucesso e mesmo quando a técnica escolhida por algum motivo falha, temos condições de refazê-la.

Mas, atenção! Você, paciente, deve procurar um profissional que lhe passe informações sobre o planejamento do caso clínico e sobre o procedimento mais indicado. Também é útil perguntar quais as outras alternativas existentes e os motivos pelos quais elas são piores do que a escolhida.

Por que fazer um Implante com Carga Imediata?

  1. O processo de osseointegração ocorre normalmente;
  2. Não há uma longa espera para a colocação da prótese;
  3. O paciente espera a osseointegração com uma prótese provisória (dentes instalados), e em alguns casos pode ser realizada uma prótese definitiva;
  4. Não há problemas estéticos pela ausência dentária ou utilização de prótese removível (móvel)


Pode não acontecer a cicatrização do implante dentário?

Sim, por conta dos seguintes fatores: sobrecarga de força sobre o implante, infecção ao redor do implante, fixação insatisfatória do implante no momento da instalação, técnica-cirúrgica inadequada, qualidade dos implantes ou higiene do campo cirúrgico. Vale reforçar que a rejeição propriamente dita é quando o sistema imunológico da pessoa identifica um corpo estranho e tenta destruí-lo ou removê-lo do corpo para defender a integridade do indivíduo.

É por isso que só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de titânio ao osso. E este diagnóstico é feito após uma rigorosa avaliação e estudo do caso clínico.

Quando for fazer sua consulta para colocação de implantes dentários, converse com o seu dentista, tire as suas dúvidas, afinal, seja colocando os dentes no mesmo dia dos implantes ou alguns meses após a cirurgia, o importante é ter a saúde bucal restabelecida.

Quanto custa um implante dentário imediato?

Com todos os procedimentos da Odontologia, o valor do implante de dente varia de paciente para paciente. Ainda mais em um tratamento que não é indicado para todas as pessoas.

Para saber o valor, agende uma avaliação na Reabilitação Oral e Ortodontia. Clique aqui.

O que o especialista tem a dizer sobre Implante Dentário Imediato

dentista em porto alegreJá contra indiquei a carga imediata em muitos pacientes, alguns aceitaram meus motivos, outros procuraram uma segunda opinião que foi concordante com a minha e muitos encontraram algum profissional que realizou o trabalho. Dos pacientes que realizaram o sonho da carga imediata em outro local, sem as condições necessárias para recebê-la, muitos retornaram ao meu consultório para refazer o trabalho e alguns poucos não retornaram, ou porque encontraram outro profissional que apesar de também não ter indicado a carga imediata, tenha tido uma maior empatia com o paciente ou porque tiveram a sorte de, mesmo sem as condições ideais, o trabalho ter conseguido um sucesso

Por: Prof. Dr. Rafael de Liz Pocztaruk, cirurgião dentista em Porto Alegre, com larga experiência na área Odontológica, com ênfase em Implante dentário e Prótese Dentária