FACETAS E LENTES DE CONTATO DENTAL, O QUE ELA PODE FAZER PELO SEU SORRISO
Você com certeza já deve ter ouvido falar que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, afinal de contas, é difícil não repararmos no sorriso de alguém logo quando o conhecemos, seja por bons ou nem tão bons motivos assim. E é justamente por isso que cada vez mais pessoas estão procurando por procedimentos que possam melhorar seus sorrisos, e é aí que entram as facetas e as lentes de contato dentário.
Você já ouviu falar sobre essas duas formas que podem te ajudar a conquistar um sorriso ainda mais branco e bonito? Então confira o texto abaixo, no qual abordamos esse assunto e esclarecemos todas as suas dúvidas. Boa leitura!
FACETAS DENTÁRIAS X LENTES DE CONTATO DENTÁRIAS
Tanto uma quanto outra é feita a partir de estrutura de resina ou porcelana, os quais recobrem parte dos dentes. Mas, então, o que diferencia a faceta dentária da lente de contato dentária? É simples, dois fatores: a quantidade de desgaste do dente e a espessura da faceta.
FACETAS DENTÁRIAS
São uma espécie de “capinha” produzidas a partir de uma cerâmica (marca E-Max), essa capinha recobre a parte dos dentes que está em constante contato com os lábios, chamada de parte vestibular dos dentes.
Como possuem entre 0,7 e 2 milímetros de espessura, quando vão ser implantadas, se faz necessário que o dentista provoque um certo desgaste nos dentes do paciente. Dessa forma elas se encaixam melhor, proporcionando um resultado perfeito.
LENTES DE CONTATO DENTÁRIAS
Bem mais finas que as facetas dentárias (0,2 a 0,6 milímetros de espessura na porcelana e menores ainda na resina), as lentes de contato dentárias provocam desgastes mínimos nos dentes. Quando são implantadas lentes de resina, esse desgaste chega até mesmo a ser nulo. Dessa forma, as lentes de contato dentárias são consideradas minimamente invasivas.
PARA QUEM ESSES PROCEDIMENTOS SÃO INDICADOS?
Basicamente, tanto as facetas quanto as lentes de contato dentárias são indicadas para pessoas que não estejam contentes com a aparência de seus dentes e desejam modifica-la através de uma intervenção estética.
Quanto à escolha entre um e outro, o recomendado é que se dê a partir de consultas com o seu dentista, afinal, ninguém melhor do que alguém que já conhece os seus dentes para saber qual dessas opções melhor se adaptará ao seu sorriso.
No entanto, é importante que você saiba de antemão que as lentes de contato dentária são mais indicada para operar em pequenas correções, como fechar um pequeno espaço existente entre os dentes, por exemplo. Elas também podem harmonizar a largura e o comprimento dos dentes, entre outras coisas que ajudam a equilibrar o sorriso.
Já as facetas dentárias são mais indicadas para correções maiores, tais como “camuflar” dentes muito escuros ou restaurações que sejam grandes e perceptíveis. Nesses casos é necessário que se faça a o desgaste do dente para só depois implantar a faceta.
Se você tem interesse em mudar a aparência do seu sorriso, mas não sabe ao certo qual o melhor procedimento indicado para você, não deixe de consultar seu dentista.