Taí uma pergunta que de vez em quando me fazem e que vale um post exclusivo pra respondê-la: “Dra., como é que limpo minha dentadura?”. Não tem segredo, mas vale dar algumas dicas. Essas dicas valem para próteses removíveis de forma geral, parciais ou totais (entenda a diferença entre esses tipos de prótese aqui: Prótese em Odontologia: Um Guia).
Higienize sua prótese após cada refeição, da mesma forma que faria se tivesse os dentes.
Escova para dentadura
Siga os passos:
- Remova a prótese e CUIDADO onde você a coloca. É bem nessa hora que acontece a maioria dos acidentes que levam à quebra da prótese, quando ela cai no chão ou dentro da pia, mesmo. Deixe-a dentro da pia com um pouco de água, por exemplo, ou num copo (não um copo na beira da pia, mas dentro dela, pra diminuir a chance de acidentes). Outra dica é colocar uma toalha dentro da pia, assim, se a prótese cair, a tolha vai amortecer o impacto.
. - Use uma escova macia. Pode ser escova de dentes? Até pode… mas não precisa ser. O importante é que seja uma escova macia. Existem escovas próprias pra limpeza de próteses (veja a foto, acima), sugiro que você adquira uma. Essas escovas, que podem ser compradas na farmácia, têm cabo anatômico e cerdas com as pontas arredondadas, e têm 2 lados: um lado com mais cerdas pra limpeza da parte de fora da prótese e outro lado com menos cerdas pra limpar a dentadura por dentro.
. - Escove sua prótese usando pasta de dentes não-abrasiva (as abrasivas podem riscar a dentadura, o que a deixa feia com o passar do tempo e facilita a retenção de resíduos alimentares) ou, simplesmente, sabão neutro.
. - Enxágue a prótese em água corrente. Não use água quente, pra não correr o risco de deformá-la e ela perder a adaptação à sua boca.
. - Confira se você limpou direito! Se precisar, escove e enxágue novamente.
. - Pelo menos 1 vez por semana deixe sua prótese num copo d’água com 2 gotas de água sanitária durante 30 minutos. Enxágue BEM pra tirar o gosto de Quiboa. ???? Uma alternativa (mais cara) é usar pastilhas efervescentes pra fazer essa higienização semanal. A vantagem é que fica um gostinho de menta depois. Você pode escovar a prótese com a solução efervescente, também.
. - Coloque a prótese novamente. Mas antes, faça um bochecho com água ou enxaguante bucal e massageie a sua gengiva com uma escova de dentes macia. Lembre-se, ela agora está limpinha… sua boca deve estar limpa pra recebê-la, também.
O vídeo abaixo, da Dra. Lilian Guedes, ajuda a entender:
Precisa tirar a prótese pra dormir?
Eu não diria que é obrigatório, mas é o ideal. A questão é que muita gente tem vergonha ou não se sente confortável em tirar a dentadura… nem pra dormir. Uma vez fiz uma prótese total superior para uma senhora e, quando recomendei que ela dormisse sem, ela me afirmou ser impossível, já que o seu marido não sabia que ela usava prótese e, assim, ele descobriria. Pois é. Num caso – surpreendente – como esse…
De qualquer forma, é importante remover a dentadura pra dormir para que os tecidos bucais não fiquem sob a ação da prótese e, também, pra diminuir a proliferação de microrganismos. Dormir com a dentadura pode levar à diminuição da sua estabilidade e da sua retenção, já que a pessoa tende a apertar os “dentes” durante o sono, o que configura uma parafunção (hábito atípico prejudicial).
Cuide bem da sua prótese!
É importante ter em mente que usar prótese total não significa nunca mais ter que ir ao dentista. Já expliquei aqui no blog que dentista não cuida só de dente, então esteja ciente: sua gengiva (mucosa), língua, etc. continuam precisando de supervisão, assim como a própria dentadura, que um dia vai se desgastar e precisará ser trocada. Quer que sua prótese dure mais? Cuide bem dela.
Fonte: Medo de Dentista