Tecnologia em prol do bem-estar


Uma grande quantidade de pessoas se sente insegura com sua aparência quando o assunto é o sorriso. Isso ocorre porque, mesmo com higiene bucal e acompanhamento médico, o passar dos anos pode causar danos a arcada dentária. Uma das coisas que mais assombra os pacientes é a carência de algum(s) dente(s), fazendo com que a pessoa se sinta menos confiante com sua saúde e sua aparência.

Felizmente, para quase todos os casos, os implantes dentários, há mais de 30 anos no mercado, podem substituir as raízes dos dentes naturais.  Esses implantes são inseridos no osso maxilar para substituir a raiz dentária natural ausente.

Os implantes dentários Straumann estão na liderança mundial na implantodontia e também na regeneração dos tecidos orais, desenvolvendo implantes e materiais odontológicos a muito tempo. Este sistema tem particularidades que permitem ao dentista oferecer tratamentos menos traumáticos e mais rápidos, assim como resultados mais previsíveis em longo prazo, sejam funcionais ou estéticos. 

Listamos alguns motivos de porquê escolher os implantes dentários Straumann:

– Uma solução estética. Os implantes foram desenvolvidos para oferecer uma solução duradora e de aspecto natural, garantindo um bom investimento para seu bolso e qualidade de vida.

– O sistema de implantes Sstraumanné um dos mais usados no mundo inteiro e é conhecido por sua excepcional qualidade e confiabilidade, resultado de mais de 30 anos de pesquisa e experiência científica.


– Preservam o osso, afinal os implantes ainda garantem mais forças mastigatórias ao osso maxilar, contribuindo para preservá-lo naturalmente e ajudando a apoiar a estrutura da face.

– Preservação dos dentes saudáveis, ou seja, quando um implante é inserido no lugar de um dente ausente, os dentes do lado não são danificados.

A implantodontia deve sempre proporcionar aos seus pacientes a garantia de qualidade e funcionalidade, além de passar confiança e tranquilidade em todas as etapas do tratamento. Por isso, a escolha de um profissional capacitado ao lado dos melhores materiais é fundamental. O método de Implante já é realizado no consultório do Doutor Rafael Pocztaruk, localizado em Porto Alegre.

Alinhadores ortodônticos invisíveis: Mentiras e verdades

Um tratamento que vem ganhando destaque na área da saúde e estética bucal são os sistemas de alinhadores invisíveis removíveis, que já estão disponíveis no Brasil a um tempo. Para tirar algumas dúvidas que vem questionando os pacientes, fizemos uma lista de mentiras e verdades sobre os alinhadores invisíveis. Confira:

⇒ Existem várias vantagens do tratamento com alinhadores invisíveis em relação aos aparelhos tradicionais (com braquetes).

VERDADE
A grande vantagem desta técnica é a parte estética, pois os alinhadores são transparentes e praticamente invisíveis, deixando o visual dos dentes bem natural.

Os aparelhos fixos convencionais possuem fios, ligaduras e partes metálicas – os famosos baquetes – que servem para sustentar o aparelho, e movimentar os dentes durante o tratamento! Por serem fixos, a limpeza torna-se mais difícil, são mais desconfortáveis na boca e podem até ocasionar aftas, entre outras coisas.

Já os alinhadores invisíveis não apresentam este problema, pois a correção dos dentes acontece de forma mais estética (por ser transparente) e confortável. Como são removíveis, são uma vantagem na hora da refeição e higienização bucal, sendo retirados em ambas as situações, evitando qualquer mancha ou descalcificação dos dentes.

⇒ Em casos difíceis, os alinhadores invisíveis não poderão ser utilizados.

MENTIRA.
O caso de cada paciente deve ser avaliado cuidadosamente pelo profissional para saber qual procedimento usar e, quando for o caso do uso dos alinhadores transparentes, qual aparelho indicado para usar. Hoje em dia os alinhadores apresentam uma alta tecnologia para tratar casos mais complexos, portanto atendem qualquer demanda. Ainda vale ressaltar que existem vários tipos de alinhadores, sejam para casos simples ou para casos difíceis – estes que são os mais famosos, feitos nos Estados Unidos. Estes são utilizados em casos graves de acordo com o grau de cooperação do paciente e do conhecimento técnico do dentista.

 

⇒ O procedimento com os alinhadores invisíveis é menos dolorido do que com os convencionais. 

VERDADE.
Lembrando que, como o alinhador movimenta os dentes normalmente, não é totalmente indolor. A dor também pode variar de paciente para paciente, pois cada um tem sua sensibilidade individual, mas ainda assim os aparelhos invisíveis garantem mais conforto, já que não possuem fios e pontas metálicas dos aparelhos fixos.

Na maioria dos casos, os pacientes podem sentir um leve desconforto temporário com os alinhadores nos primeiros dias, o que é considerado normal e tipicamente descrito como uma sensação de pressão. Isso significa que os alinhadores estão movendo seus dentes conforme o plano e o desconforto é temporário.

⇒ Os alinhadores ortodônticos invisíveis não são tão precisos quanto os aparelhos tradicionais.

MENTIRA.
Os alinhadores invisíveis são tão precisos quanto os convencionais, afinal, usam métodos sofisticados e modernos para produzir alinhadores individualizados e específicos para cada pessoa. Após o profissional fazer um escaneamento da boca do paciente com softwares tridimensionais que permitem visualizar perfeitamente o planejamento com precisão extrema, os alinhadores são fabricados baseados nessa simulação com a avaliações do dentista. Ou seja, são feitos sobre estes modelos dentários de cada paciente, levando aos resultados almejados.


⇒ Os alinhadores ortodônticos invisíveis não tem tanto resultado quanto os aparelhos convencionais

MENTIRA.
Assim como no caso dos aparelhos convencionais, o tratamento com os aparelhos invisíveis depende de vários fatores. Ele pode ter o mesmo resultado sim, afinal, a qualidade do tratamento é equivalente ao domínio técnico do profissional dentista e da medida de cooperação e cuidados que o paciente vai ter. Assim como qualquer outro tratamento, para ter bons resultados é importante que o ortodontista tenha domínio da técnica e entenda perfeitamente o caso do paciente. A partir disso, os alinhadores fazem a sua parte e tem a mesma efetividade de qualquer outro aparelho.

A importância dos Guias de Implante

Uma ferramenta que muito tem ajudado os profissionais e deixado os pacientes totalmente satisfeitos são as guias de implante, um dispositivo que permite alcançar o melhor resultado possível. As guias são responsáveis por dar precisão ao procedimento cirúrgico possibilitando a visualização do resultado final do tratamento antes de pronto. A cirurgia com essas guias ocorre primeiramente com o planejamento, que se torna possível com as guias, de acordo com a arcada dentária de cada paciente e logo após o guia é confeccionado por softwares em máquinas de prototipagem e impressoras 3D.

Essas guias transferem o planejamento virtual para o procedimento cirúrgico, permitindo o profissional uma prévia visualização da posição ideal, de forma que o dentista possa prever também o ângulo e posição da prótese, para melhor distribuição da carga.  Esse planejamento virtual da cirurgia permite que o implantodontista defina onde e quantos implantes serão instalados, assim como também possibilita a restauração planejada pelos diagnósticos e as fases cirúrgicas. Com as guias, as avaliações odontológicas tem sido mais precisas e criteriosas, afinal, elas orientam a instalação dos implantes e auxiliam manobras regenerativas.

As guias de implante são ferramentas tecnológicas e vieram para inovar as cirurgias odontológicas, possibilitando cirurgias sem tantos cortes e retalhos, podendo ser ósseo, dentro ou muco-suportado.  Fora alguns benefícios que os profissionais tem como precisão extrema, maior segurança para o cirurgião, redução no tempo cirúrgico e previsibilidade da cirurgia na hora de realizar o procedimento. Ao mesmo tempo, o paciente também ganha vantagens como um pós-operatório curto e uma cirurgia menos invasiva.

É considerado por muitos como uma evolução das guias tradicionais, com obtenção de dados de tomografias e manipulação desses dados em softwares específicos, servindo como biomodelo e também para guia prototipado.

Os resultados estéticos dessa inovação odontológica não deixam mentir pois tem sido extremamente satisfatórios e muito procurados com cada vez mais frequência, seja pelos pacientes ou pelos profissionais.

Valorizando seu sorriso

Se você ainda não conhece o tratamento que te dá garantia de um sorriso lindo em pouquíssimo tempo, agora é sua chance. É sua chance de corrigir problemas como dentes separados, manchados ou formatos inadequados e ter uma melhora de 100% no seu sorriso. As facetas de porcelana, também conhecidas como lâminas de cerâmica, já chegaram fazendo sucesso e se popularizando até entre os famosos, comprovando proporcionar através de um belo sorriso, mais autoconfiança e autoestima. Podemos defini-las como “capinhas” feitas de cerâmica de espessuras milimétricas e são colocadas nas faces frontais dos dentes incisivos centrais para reparar e melhorar o sorriso. Revestem e contornam os dentes, dando uma aparência natural, mais brilho e força ao sorriso. Essas lâminas de porcelana são confeccionadas sobre o dente, porém requer um preparo, um pequeno desgaste da estrutura dental, ou seja, é necessário desgastar levemente os dentes para fazer correções pequenas para cada sorriso, além do clareamento de dentes manchados e escuros.

As facetas de porcelana são uma opção de técnica moderna e segura que é indicada para casos específicos de pacientes. Elas podem clarear os dentes (manchados, escuros), corrigir a dentição torta, diminuir distância entre os dentes (preenchimento), aumentar ou diminuir o tamanho do dente, ajustar a curvatura, o formato e clarear até a aparência do esmalte dental desgastado, entre outras coisas.

É claro que esse procedimento só pode ser feito depois de ter seus dentes bem avaliados previamente por profissionais experientes para que eles possam identificar as necessidades das facetas e possibilitar um sorriso bonito para o paciente.

Importante ressaltar que os benefícios do uso dessa técnica vão além do visual estético do sorriso;

– O tratamento é bem mais rápido que o normal, levando no máximo três consultas.
Uma sessão para preparar os laminados baseados nos dentes do paciente e outra para aplicação das peças nos dentes.

Baixa manutenção, até porque a porcelana não altera a cor.

– Com a manutenção correta, a duração do procedimento costuma durar 10 a 15 anos ou muito mais.

– Maior resistência à manchas, maior estabilidade de cor e brilho.

Tenha o sorriso dos sonhos com o procedimento das facetas de porcelana, que poderá ser encontrado na Clínica Reabilitação Oral e Ortodondia em Porto Alegre.

Implante dentário sem cortes

Já podemos ver a alguns anos como diversas técnicas de implante dentário vem sendo exploradas para dar mais opções aos pacientes e oferecer mais conforto e facilidade. A cirurgia guiada por computador, ou também conhecida como Cirurgia sem corte é uma outra alternativa que é realizada sem cortes ou pontos no paciente, mas utiliza-se de um software de computador para simular a cirurgia. Isso se torna possível porque esse software especifica bem os locais na boca que precisarão ser fixados os implantes, o que garante total precisão. O processo do corte na procura dos locais não é necessário pois esse mecanismo de última geração, que é usado para a realização do implante, identifica onde será aplicado pelo computador. Primeiramente o dentista faz uma tomografia computadorizada por um escaneamento 3D, envia para o software do computador que faz uma avaliação dos dentes, mostrando onde os implantes serão colocados. Após essa simulação virtual da cirurgia, o dentista reproduz o procedimento na boca do paciente já sabendo o local específico de cada implante, pois a cirurgia já foi realizada antes. Nos implantes guiados por computador, as perfurações são feitas apenas com a broca, garantindo um implante sem cortes, com muita exatidão, otimização de tempo e também bem mais previsível, ao contrário do procedimento comum.

É um grande facilitador e, além dessas vantagens já mencionadas, um dos pontos mais importantes é o fato de ser um procedimento quase indolor. Os pequenos furos na gengiva dispensam a necessidade cortes e pontos, pois é feito com base nas direções do aparelho, por isso é praticamente sem dor e conta com uma recuperação muito mais rápida. Os cuidados pós-operatórios são menores do que de uma cirurgia normal, pois sem cortes e pontos o tempo de restrições de alimentação e repouso são bem mais curtos, possibilitando o paciente de aproveitar desde cedo o sorriso novo.
A cirurgia guiada já é um método de implante dentário realizado em Porto Alegre e pode ser encontrado na Clínica Reabilitação Oral e Ordontia.

Sorriso dos sonhos


Um dos modos mais rápidos para se ter um sorriso perfeito com dentes brancos e brilhantes é a técnica das facetas de porcelana. Um tratamento com resultados imediatos bem conhecido já e muito popular entre celebridades também. É uma outra alternativa para conseguir um lindo sorriso e também são conhecidas como lentes de contato dentais. Por que lentes de contato? Porque as facetas são finas lâminas de porcelana fixas na parte externa dos dentes, são próteses que ficam por cima dos dentes, cobrindo o dente com um revestimento. Essas peças finas recriam a aparência natural dos dentes e são coladas ao esmalte natural, acompanhando o contorno dos dentes. As facetas de porcelana ajudam a corrigir dentes desalinhados, desgastados, amarelados, trincados, lascados, com espaçamento ou falhas. Por isso, são usadas não só para deixar um visual lindo e contribuir com benefícios estéticos, mas também corrigir esses detalhes. Como elas também alteram completamente a formato, tamanho, cor e também posição dos dentes, muitos pacientes optam pelas porcelanas como solução estética para realçar o brilho dos dentes e fortalecer o sorriso

O tratamento pode ser realizado em clínicas odontológicas e é feita em duas sessões. A primeira é preparar os laminados na primeira ida do paciente ao dentista e a segunda consulta consiste na aplicação das peças nos dentes com um resultado já perceptível. Uma das maiores vantagens é que com a manutenção correta, pode durar anos, sendo necessário reavaliações para realizar manutenções de 6 em 6 meses. O procedimento tem inúmeras vantagens como maior resistência às manchas, maior estabilidade de cor, maior durabilidade, brilho e resistência. Não é à toa que é um dos produtos odontológicos mais procurados pelas celebridades.O tratamento de Facetas de Porcelana você encontra na Clínica Reabilitação Oral e Ortodontia em Porto Alegre.

O melhor visual para seu sorriso


Uma boa parte da população brasileira está descontente com seu sorriso e acham que melhorá-lo poderiam melhorar também a vida social, amorosa e profissional. Para quem necessita do tratamento dentário para melhorar a saúde oral e também preocupados com a estética pessoal, surge como outra alternativa o Invisalign, um aparelho com uma série de alinhadores feitos sob medida e transparentes. São feitos com materiais à base de acetato totalmente maleável e feito a partir da moldagem dos dentes do paciente, por isso ficam com precisão extrema do tratamento. Após a moldagem é feito virtualmente o aparelho, que dará origem a um modelo digital tridimensional dos dentes. É importante ressaltar que esse aparelho corrige dentes separados, enviesados ou que tenham saído do lugar após o uso dos aparelhos tradicionais metálicos. Esse aparelho que estamos acostumados pode ser um problema para muitas pessoas que trabalham com a imagem ou simplesmente não querem usar os aparelhos tradicionais por motivos estéticos. Também conhecido como aparelho invisível, o Invisalign tem sido muito procurado por artistas e celebridades pela praticidade, conforto e estética que ele oferece. Se torna também uma opção para quem, depois de ter usado o aparelho normal, tiver que usar novamente aparelho depois de um tempo.  

Para fazer o tratamento do Invisalign você deve primeiramente consultar um dentista numa clínica odontológica para avaliar seu caso e logo serão feitas moldagens de seus dentes. Posteriormente essa modelagem será usada para fabricação do seu aparelho personalizado e então poderá começar o tratamento e usá-lo por aproximadamente 2 semanas, retirando-os apenas para comer, beber e escovar os dentes. A cada 15 dias você troca de aparelho e este virá mais ajustado e assim sucessivamente até terminar seu tratamento. Por fim, conclui-se que as vantagens de usar o Invisalign são ainda maiores que as desvantagens por vários motivos já citados.
Para realizar esse tratamento em Porto Alegre venha para clínica Reabilitação Oral e Ordontia.

Implantes prontos para aplicação em até 6 semanas

Muitos dizem que o Sorriso é responsável pela primeira impressão deixada em uma apresentação, e isso com certeza é algo que todos querem causar a melhor impressão. Mas não só pela estética, o sorriso precisa estar em constante manutenção por questões de saúde e bem-estar. Para manter a Saúde Bucal sempre bem conservada é necessário que haja um Acompanhamento Dental Regular, onde o Dentista realize periodicamente todos os procedimentos de praxe, como Limpeza e Revisão.

Mesmo com todo o acompanhamento médico necessário o passar dos anos pode acabar causando alguns danos a Arcada Dentária, que podem ser reparados através da substituição destes dentes, que é recomendado que seja realizada através de Implantes Dentários. Este procedimento, porém, deve ser pensado com bastante cuidado, procurando um profissional qualificado e muito bem recomendado na área de Implantes Dentários e que trabalhe com materiais de altíssima qualidade e durabilidade.

Quando se fala em Implantes Dentários é muito importante pensar em qualidade, antes mesmo do seu preço e no material em que o produto será desenvolvido. Uma boa recomendação é o Implante Straumann, que oferece o melhor em qualidade certificado internacionalmente. Além de boas recomendações por seu material e durabilidade, existem algumas variedades de Implantes como o Implante Dentário Straumann Importado, que diferente dos demais Implantes que levam até 6 meses para serem confeccionados e colocados, os Implantes Importados Straumann levam apenas 6 Semanas. Esta diminuição do tempo de espera agiliza o tempo a iniciação do tratamento e a liberação do paciente para seguir com sua vida normalmente.

O investimento em um Implante Importado Straumann pode parecer maior se pensado em um curto período de tempo, porém se pensada a sua qualidade e durabilidade que pode ser oferecida com toda esta garantia de bom material, certamente será uma grande economia e um investimento para o seu bolso e qualidade de vida. Além do Implante Importado Straumann possuir um prazo muito mais rápido para estar apto a sua aplicação do que o Implante Dentário Comum, o tratamento pode ser ainda mais imediato se acompanhado do método da Cirurgia Sem Corte.

A Cirurgia Guiada, mais conhecida como Cirurgia Sem Corte, é uma Cirurgia de Implante Dentário onde não ocorre a necessidade de cortes a gengiva do paciente, pois com a ajuda de softwares é possível que o local determinado onde os Implantes Dentários serão aplicados eliminando assim o processo de corte para a procura destes locais. A união da utilização do Implante Importado Straumann com a Cirurgia Guiada, são capazes de trazer agilidade para o processo de Implantes, tanto no pré-operatório, por consequência do tempo reduzido de espera do Implante Importado Straumann que demora apenas 6 semanas, quanto no pós-operatórios que possui um tempo de recuperação muito mais curto, já que não existem grandes riscos de infecções por não haverem cortes.

A Cirurgia Guiada já é um Método de Implante Dentário realizado em Porto Alegre encontrado no Consultório do Doutor Rafael Pocztaruk, utilizado o Implante Dentário Importado Straumann se for a preferência do paciente, que chega em até 6 semanas.

O PROCESSO DA CIRURGIA GUIADA E SEUS DIFERENCIAIS

A Cirurgia Sem Corte surgiu como um facilitador para o processo de trabalho do Cirurgião Dentista e a Rápida Recuperação Bucal destes pacientes, já que utiliza de um mecanismo de última geração para a realização do Procedimento de Implante. O processo funciona de forma que tudo é realizado antes da Cirurgia de Implante Dentário e no momento do procedimento a Cirurgia é realizada Sem Corte, já que o Cirurgião Dentista já sabe o local específico onde o implante deve ser aplicado.

Este tipo de Cirurgia Sem Corte, também conhecida como Cirurgia Guiada funciona em três etapas. Em um primeiro momento o paciente realiza uma consulta para fazer o Escaneamento 3D da Face, para que seja utilizado na segunda fase. Depois deste processo, o Dentista trabalha por algum tempo sozinho em cima deste projeto, onde através de um software realiza toda a Cirurgia em um computador, descobrindo os pontos onde os Implantes Dentários devem ser fixados. Quando é chegado o momento da cirurgia o Cirurgião Dentista não precisa realizar cortes, já que os locais onde os Implantes Dentários serão posicionados já foram predestinados e a Cirurgia Guiada segue de forma tranquila e Sem Cortes.

Além de tornar o procedimento muito mais rápido e fácil a Cirurgia Sem Corte oferece um grande benefício que é a Anulação da Dor. O período de recuperação da Cirurgia Guiada também é muito menor do que quando realizado um Implante Dentário comum, já que não possui a recuperação de cortes e o risco de infecções é reduzidos a quase nenhum. Mas para obter o resultado esperado e receber um serviço com toda a qualidade e cuidado que a sua saúde merece, é preciso que seja realizado por um profissional experiente na área de Implantes Dentários com Cirurgia Guiada e esteja acostumado com este tipo de procedimento para estar apto a desenvolver o Implante de forma rápida, segura e com uma recuperação tranquila. Os Cuidados Pós-operatórios do Implante também tendem a ser menores, já que sem a ocorrência de cortes os cuidados com alimentação e repouso possuem um tempo maior de restrições e assim, você pode exibir um Sorriso Perfeito sem nenhuma preocupação em um curto período de tempo.

Existe uma pequena taxa de casos nos quais a Cirurgia sem cortes não pode ser aplicada, isso se refere a pacientes que possuem alguns problemas como na formação dos ossos e não possuem a estrutura necessária natural para a colocação do Implante Dentário. Em casos deste tipo, é recomendado que antes do Implante Dentário seja realizado outro Procedimento Cirúrgico para reparar este problema, e como já ocorre o corte devido a este procedimento, a Cirurgia Guiada não se encaixa como indicação para solucionar este caso. Mas nas demais situações, a Cirurgia Guiada tem se destacado como a melhor indicação por todas as suas vantagens.

Conheça os perigos de realizar um clareamento dental em casa

O Brasil é considerado um dos países com o maior número de pessoas preocupadas com a estética pessoal, o que acaba apresentando apostas nos mais diversificados procedimentos estéticos em nome da beleza. Para manter a vaidade sem um alto custo muitas pessoas optam por realizar alguns tratamentos em casa, seguindo algumas dicas encontradas em artigos na internet ou conhecidas através de conversas com familiares e amigos.

O clareamento dentário é um procedimento odontológico que exige sérios cuidados médicos, já que pode trazer vários efeitos colaterais para a vida do paciente, porém é um dos tratamentos mais comuns de serem realizados erroneamente em casa e sem supervisão de um médico. O tratamento dependendo das instruções de um médico até pode ser realizado em casa, mas toda a sua programação deve ser realizada por um profissional para evitar problemas como o desgaste excessivo dos dentes.

mulher_face

Para que o tratamento seja realizado de forma correta existem duas possibilidades: a utilização de uma moldeira, a qual o paciente utilizará em casa em casa conforme o tempo prescrito por seu médico ou o clareamento a laser, que é realizado exclusivamente em um consultório. Em ambos procedimentos é preciso que se tenha muito cuidado para não causar excessos e assim trazer problemas futuros para a sua saúde bucal, além do cuidado em evitar alguns alimentos durante e após o tratamento para não causar manchas nos dentes, como: café, chá, vinho, refrigerante e produtos com corante.

Fonte: Segs