Implante Imediato
“Indico sempre que possível fazer a carga imediata, pois apresenta inúmeras vantagens técnicas: fazer a extração e já colocar o implante diminui o tempo de espera e melhora a estética da anatomia dos tecidos gengivais ao redor dos implantes dentários, conseguindo com mais facilidade manter o contorno original da gengiva do paciente "
Prof. Dr. Rafael de Liz Pocztaruk, cirurgião dentista em Porto Alegre, com larga experiência na área Odontológica, com ênfase em Referência e Pioneiro na Cirurgia Guiada pelo Computador com Implante dentário em Porto Alegre.
Implante Imediato a Extração
O que seria o Implante Imediato
O cirurgião dentista pedirá exames que mostrem com segurança a quantidade e a qualidade óssea do paciente, chamada de tomografia.
O paciente que irá receber carga imediata deve apresentar altura óssea que permita ao profissional colocar um implante de bom comprimento e largura óssea para que seja possível um implante de bom diâmetro.
Sensibilidade para perceber a qualidade óssea desse paciente, para que o implante fique fixo com uma força que impeça qualquer movimentação durante a sua integração com o osso.
Em casos bem indicados, os implantes dentários apresentam 99% de sucesso para o tratamento convencional e 98% de sucesso para os tratamentos com carga imediata. Estamos falando de índices fantásticos de sucesso e mesmo quando a técnica escolhida por algum motivo falha, temos condições de refazê-la.
Mas, atenção! Você, paciente, deve procurar um profissional que lhe passe informações sobre o planejamento do caso clínico e sobre o procedimento mais indicado. Também é útil perguntar quais as outras alternativas existentes e os motivos pelos quais elas são piores do que a escolhida.
Sim, por conta dos seguintes fatores: sobrecarga de força sobre o implante, infecção ao redor do implante, fixação insatisfatória do implante no momento da instalação, técnica-cirúrgica inadequada, qualidade dos implantes ou higiene do campo cirúrgico. Vale reforçar que a rejeição propriamente dita é quando o sistema imunológico da pessoa identifica um corpo estranho e tenta destruí-lo ou removê-lo do corpo para defender a integridade do indivíduo.
É por isso que só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante de titânio ao osso. E este diagnóstico é feito após uma rigorosa avaliação e estudo do caso clínico.
Quando for fazer sua consulta para colocação de implantes dentários, converse com o seu dentista, tire as suas dúvidas, afinal, seja colocando os dentes no mesmo dia dos implantes ou alguns meses após a cirurgia, o importante é ter a saúde bucal restabelecida.